Notícias

Manutenção de rolarias: por que fazer e qual a sua importância para uma impressora

A rolaria de uma impressora é de extrema importância para que a qualidade das impressões seja perfeita. Os rolos e todos o seu mecanismo devem ser sem checados periodicamente para que não haja nenhum problema quanto a qualidade final do material impresso.

Além disso, a vida útil da máquina também depende, em parte, da rolaria. Por isso, os rolos precisam estar em ótimas condições para que o trabalho seja impecável. E é aí que entra a manutenção. Com ela, há a garantia não só de uma impressão perfeita, mas também de um equipamento de qualidade com um extenso tempo de vida útil.

Confira no post a seguir a importância de fazer a manutenção das rolarias de uma impressora offset.

Manutenção de rolarias

O que são rolarias?

Primeiro, é preciso explicar o que são rolarias e qual a sua função nas impressoras. Os rolos são elementos cilíndricos que normalmente possuem um eixo para sua fixação além de algum revestimento em sua superfície. Eles servem basicamente para entintar e molhar a chapa. Isso significa que são responsáveis por 60% da qualidade final do material impresso.

E estrutura do rolo pode variar conforme o tipo de máquina em que ele será utilizado ou de acordo com sua função.
Já o modo de fixação dos rolos no sistema varia de acordo com o projeto de cada impressora, alguns rolos utilizam eixos nos quais serão fixados rolamentos, outros utilizam rolamentos internos.

A importância da manutenção preventiva

São muitos os motivos que tornam a manutenção das rolarias algo fundamental. Primeiro porque a vida útil de uma impressora depende do bom estado e funcionamento dos rolos. Depois porque quanto mais bem conservada estiver essa parte do sistema, melhor o resultado final da impressão que será entregue para o cliente. Por isso, considerar a checagem e manutenção preventiva periódica da rolaria é muito importante para garantir o bom desempenho da máquina.

As rolarias possuem um sistema em que um rolo de borracha não entra em contato com outro rolo de borracha. No caso, um rolo rígido entra em contato com um rolo de borracha. Para que não haja nenhum dano, a superfície dos rolos de borracha deve estar sem nenhuma sujeira ou pequenas partículas. Se houver tais impurezas, é necessário lavar a rolaria com solvente e água.

Fazer a regulagem da calibração dos rolos também é essencial para ajudar na conservação. Alguns aparelhos podem ajudar como, por exemplo, o durômetro, paquímetro e o calibre de faixas.

Outra ação importante para conservar a superfície dos rolos é descalcifica-los com a aplicação de produtos específicos. Eles retiram o carbonato de cálcio e outras impurezas que, no decorrer do tempo, acumulam na superfície da rolaria e diminuem a sua vida útil e, consequentemente, a durabilidade da impressora como um todo.

No geral, os rolamentos devem estar em perfeito estado, pois são responsáveis pela performance do rolo durante a impressão. Com eles limpos, lubrificados e funcionando perfeitamente, as impressões saem com muita qualidade e a máquina ganha uma maior vida útil.

Impressão, Manutenção, Máquinas, Notícias , ,
Slem
Sobre Slem
A Slem nasceu em 1977 e foi fundada pelo o empreendedor Stephan Eleutheriou, como revenda exclusiva de máquinas seminovas e assistência técnica de equipamentos Heidelberg. Clique aqui e veja mais sobre a Slem!
Um Comentário
  1. Bom dia estou com uma gtô mono está dando muito estria nas reticula vista me pode me dar solução se pode ser rolaria ou mancal.

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *