Notícias

Como aumentar a vida útil de sua impressora offset em 3 passos simples

Não é novidade que as impressoras offset tem capacidade de produzir material em grande escala sempre mantendo muita qualidade. Com um sistema que beira a perfeição, elas permitem uma grande variedade de trabalhos personalizados, com diversas cores e tamanhos, tudo em alta velocidade.

Devido a tudo o que esse tipo de impressora oferece e produz, é comum que algumas de suas peças acabem se desgastando com o tempo, indicando que o equipamento precisa de manutenção.

Dessa forma, para prolongar a vida útil da máquina e maximizar o seu rendimento por mais tempo, é preciso adotar algumas dicas simples, porém essenciais para manter a máquina funcionando perfeitamente. Confira agora 3 passos simples que podem ajudar a aumentar a vida útil de uma impressora offset.

De olho na rolaria

A rolaria, peça indispensável para o bom funcionamento da máquina e para uma boa qualidade de impressão, também pode ter influência na vida útil da impressora. Isso acontece porque, muitas vezes, os rolamentos apresentam problemas que não são notados. Por isso, é essencial que tais rolamentos sejam revisados e que uma manutenção preventiva seja realizada.

Problemas nos mancais como calor, sujeira externa, pressão, trepidações de rotação, entre outros, podem prejudicar o funcionamento da máquina. Isso porque os rolamentos estão ligados a esses mancais. Por isso a importância da checagem do equipamento periodicamente para controlar esses pequenos problemas que podem se tornar grandes se não forem solucionados.

Além desse controle, é importante que os rolamentos do sistema sejam de qualidade e que haja um plano de lubrificação de mancais e rolamentos de rolarias. Com esses cuidados, é certo que a impressora vai durar por muito tempo e, além disso, apresentará uma ótima qualidade de impressão.

Sistema de lubrificação automático impecável

Com um sistema de rotação intenso, uma impressora offset precisa ter o sistema de lubrificação automático funcionando com perfeição. Ele é de extrema importância para o funcionamento da máquina, já que muitas das partes que sofrem com as rotações da impressora são delicadas. Isso gera desgaste e, quando esse desgaste em alguma engrenagem é excessivo, podem ocorrer problemas de mancha, sincronismo ou registro.

Por serem modernos, os equipamentos possuem dispositivos que acusam quando o nível de óleo está baixo. Sendo assim, cabe ao operador da máquina e ao setor de manutenção não só a troca de óleo de acordo com o tempo de uso, mas também a verificação de outras falhas relacionadas ao processo de lubrificação. Detalhes que, se notados, podem impedir que a impressora fique danificada, prolongando o seu tempo de vida útil.

O cuidado também deve ser tomado com relação ao tipo de óleo usado para preencher o reservatório da máquina.

Geralmente, o óleo utilizado deve seguir especificações rigorosas por parte do fabricante, que levam em consideração fatores como viscosidade, temperatura, teor de fulgor, entre outros.

Avaliação de peças chave

Para ter a garantia de que a impressora offset vai durar por muito tempo, é necessário avaliar as suas peças chave.

O que isso significa? Significa checar itens de extrema importância que, em uma simples avaliação, podem indicar ou antecipar falhas que tem a chance de serem resolvidas sem acarretar em problemas maiores para a máquina.

Um dos itens a serem avaliados são os vazamentos de ar comprimido. Eles podem prejudicar acionamento de mancais e assim desgastar o sistema, sem contar o risco de quebra-los. Outra peça chave a ser avaliada é o óleo. No tópico acima explicamos a importância dele para o sistema de lubrificação automático. O óleo que é retirado desse sistema pode apresentar algumas impurezas, como o pó de ferro, prejudiciais à engrenagem e à impressora como um todo.

Os filtros de ar também são itens fundamentais para o bom funcionamento da máquina, e devem estar limpos e em perfeito estado. Normalmente, estes filtros são limpos com ar comprimido, mas, quando isso é feito, o seu poder de filtragem é extremamente prejudicado. Isso pode acarretar na entrada de impurezas no sistema ou até na redução da entrada de ar necessário para funcionamento do equipamento. Por isso, para não reduzir a vida útil da impressora offset, esses filtros não devem ser limpos com ar comprimido. O ideal é que eles sejam trocados periodicamente.

Impressão, Manutenção, Máquinas, Notícias ,
Slem
Sobre Slem
A Slem nasceu em 1977 e foi fundada pelo o empreendedor Stephan Eleutheriou, como revenda exclusiva de máquinas seminovas e assistência técnica de equipamentos Heidelberg. Clique aqui e veja mais sobre a Slem!

Deixar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *